O impacto dos acordos de Livre Comércio negociados pelo Mercosul com Indonésia e Vietnã

29 de junho, 2021


Na semana passada, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia – SECEX divulgou estudos sobre o impacto dos acordos de Livre Comércio negociados pelo Mercosul com Indonésia e Vietnã. O objetivo desses estudos, além de avaliar especificamente esses acordos, é o de fornecer maior visibilidade para a análise técnica a ser realizada pela autoridade brasileira na negociação de futuros acordos comerciais.

De forma geral, as análises apontam que os acordos impactariam positivamente todas as variáveis macroeconômicas, além de também trazerem potenciais efeitos benéficos sobre os preços ao consumidor final, que apresentam tendência de queda.

Os acordos negociados estão inseridos em um contexto maior de promoção à inserção internacional da economia brasileira. Nesse contexto, os estudos também analisaram a relação do Brasil com Indonésia e Vietnã, concluindo que ambos os países representam importantes parceiros comerciais para o Brasil.

A íntegra dos estudos pode ser acessada na página da SECEX (disponível aqui).

Com o objetivo de garantir maior transparência às negociações comerciais brasileiras, além dos estudos de impacto, o Governo Brasileiro abriu Consultas Públicas, que permitirão à sociedade se manifestar sobre eventuais interesses e preocupações relacionadas à celebração dos acordos. Interessados poderão enviar comentários até o dia 19 de julho de 2021. As Consultas Públicas podem ser acessadas na página da SECEX (disponível aqui).