Inmetro lança processo automatizado para análise de deferimento de importação

19 de abril, 2022


No último dia 07/04/2022, o Inmetro anunciou o lançamento de processo automatizado para análise de deferimento de importação, via Portal Único.

O Portal Único foi um projeto criado em 2014 para reduzir a burocracia e o tempo nas operações de comércio exterior brasileiras e visou estabelecer um guichê único para as interações necessárias entre Governo e operadores privados de comércio exterior, incluindo pedidos de licenciamento.

O anúncio do Inmetro lança agora um novo processo de deferimento de licença de importação automatizado via Portal Único para deferimento de importação de pneus de ônibus e de caminhões, painéis solares, rodas automotivas, lâmpadas LED, máquinas de lavar roupas domésticas e outros eletrodomésticos.

O processo automatizado permitirá que a liberação das importações de mercadorias sob a anuência do Inmetro seja realizada a partir da chamada LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Produtos), em substituição à licença de importação.  A expectativa é que esse processo automatizado reduza consideravelmente o tempo de liberação desses produtos.