Estados Unidos anunciam apoio à entrada do Brasil na OCDE

24 de maio, 2019


Os EUA anunciaram hoje, terça-feira (23), seu apoio à entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) durante reunião fechada da organização ocorrida na cidade de Paris, conforme confirmado por publicação no Twitter da Embaixada dos EUA no Brasil. O apoio já havia sido anunciado durante visita do presidente Jair Bolsonaro aos EUA em março deste ano, mas havia sido colocado em xeque no início deste mês após ser noticiado que os EUA teriam mantido sua oposição à entrada do Brasil em reunião da organização realizada no dia 7.

Com o apoio, a adesão do Brasil à OCDE deve encontrar menor oposição, embora isso não signifique sua aprovação imediata, uma vez que o processo oficial de entrada (que envolve uma série de adaptações legislativas e institucionais, com adesão progressiva a mais instrumentos da organização) ainda não foi iniciado e há outros candidatos que devem fazê-lo antes do Brasil, como Argentina e Romênia.

A OCDE é uma organização internacional composta atualmente por 36 países considerados “desenvolvidos” que tem por objetivo ampliar o diálogo e a convergência institucional entre seus membros, visando a incentivar a criação de políticas para o crescimento econômico duradouro e desenvolvimento de seus membros. A entrada na OCDE é considerada estratégica para a política externa brasileira, principalmente por conferir aos membros uma espécie de certificação de boas práticas que pode atrair investimentos estrangeiros e consolidar reformas econômicas. Ainda não há prazo para que se chegue a uma decisão final sobre a adesão brasileira.

 

 

Por: Ricardo Motta, Julia Krein e Marília Borges