Luiz Felipe Drummond Teixeira

Advogado

São Paulo

+55 (11) 3371-5050

Português e Inglês

Formação

Mestrando em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Experiência

Luiz Felipe possui experiência em temas de direito concorrencial, direito comercial e direito civil. Atua na representação de clientes perante o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em diversos setores. Também possui experiência no contencioso cível, tanto na esfera judicial quanto em arbitragens, e na negociação, elaboração e interpretação de contratos comerciais.

Principais Publicações

Co-autor do artigo “Reduzindo a Tributação Cognitiva: Lições Comportamentais para a Diminuição dos Efeitos Psicológicos Adversos da Pobreza”. Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 8, p. 289-325, 2018,
Co-autor do artigo “Entre o Porrete, a Cenoura e os Empurrões: como medidas regulatórias híbridas podem aprimorar a renegociação das faturas de cartão de crédito. Economic Analysis of Law Review, v. 10, p. 70-96, 2019.
Co-autor do artigo “Smart contracts concluídos por smart devices: entre o consentimento e o comportamento social típico.”, In: Leonardo Parentoni, Marcelo Milagres de Oliveira e Jeroen van de Graaf (Org.) Direito, Tecnologia e Inovação – v. III: Aplicações Jurídicas de Blockchain. Belo Horizonte, MG: Editora Expert, 2021, p. 205-264.

Palestras Selecionadas

“Beyond coercion, manipulation, and indoctrination: how nudges can be legitimate in terms of autonomy”, na Conferência Virtual organizada em conjunto pela International Association for Research in Economic Psychology (IAREP) e pela Society for the Advancement of Behavioral Economics (SABE), em 2021.
“Agrupamento de mercados: uma possível saída para a análise concorrencial em mercados digitais?”, no X Congresso da Associação Mineira de Direito e Economia, em 2021.
“Pagamento mínimo e crédito rotativo: uma análise econômico-comportamental do direito regulatório”, no XI Congresso Anual da Associação Brasileira de Direito e Economia, em 2018.

Reconhecimentos

Indicado para o Prêmio Barão do Rio Branco, por ter se destacado entre os melhores alunos que concluíram o curso de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2019.

Outras Atividades

Assistente acadêmico nas disciplinas de Direito da Concorrência e Mercados Digitais na UFMG (2018-2020).
Ex-aluno internacional da Université de Rennes I (Rennes, França) (2017).
Participou das atividades do Grupo de Estudos em Políticas Públicas e do Grupo de Pesquisas em Direito Econômico, ambos na Faculdade de Direito da UFMG.