Bernardo representa clientes em diversos assuntos relacionados a comércio internacional e direito concorrencial. Seus clientes atuam em diversos setores, tais como químico, metalúrgico e siderúrgico, bens de capital, construção e materiais, e energia.

Em comércio internacional, Bernardo tem experiência na assessoria e representação de empresas domésticas e estrangeiras em diversos assuntos relacionados a comércio internacional, como remédios comerciais (dumping, subsídios e salvaguardas), acordos bilaterais e regionais, e direito aduaneiro.

Bernardo também tem relevante experiência assessorando empresas brasileiras perante autoridades estrangeiras de comércio, trabalhando de forma próxima com os clientes e escritórios estrangeiros parceiros em processos relacionados a remédios comerciais (dumping, subsídios e salvaguardas) e outras barreiras comerciais, nas quais se incluem as autoridades da Argentina, Canadá, União Europeia e Estados Unidos da América.

No direito da concorrência, Bernardo tem experiência na assessoria e representação de empresas brasileiras e estrangeiras em investigações de condutas anticoncorrenciais, como cartéis e práticas unilaterais, além de negociação de acordos com as autoridades e elaboração de programas de compliance.

Bernardo é pós-graduado em Economia de Negócios (Masters in Business Economics) pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV), bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também participou do Programa de Capacitação em Políticas Comerciais na Embaixada Brasileira em Washington/DC, e foi coordenador do Comitê de Comércio Internacional do IBRAC. Bernardo é membro do Instituto de Analistas Brasileiros de Comércio Internacional (ABCI Institute), e tem contribuído com artigos para diversas publicações, periódicos e livros.

  • Co-autor da Practice Note sobre “Trade Remedies in Brazil: Overview” publicada pela Thomson Reuters Practical Law, 2022.
  • Co-autor do artigo “(Ir)retroatividade e alterações na política de conteúdo”. In: Revista de Direito Público da Economia, v. 19, 2021.
  • Co-autor do artigo “Sham Litigation e revisão de mérito: limites à atuação do Cade. Comentários sobre o caso Abbott/Abbvie”, In: Leonor Cordovil, Daniel Athias. (Org.) Direito Concorrencial em Transformação: uma Homenagem a Mauro Grinberg. 1ª ed. São Paulo: Singular, 2020.
  • Co-autor do artigo “O Spaghetti Bowl e os Acordos Preferenciais dos EUA: a crise anunciada do multilateralismo”. In: Rabih Nasser. (Org.). Revista de Direito do Comércio Internacional. V.03. Nº 03. São Paulo: Enlaw, 2020, p. 167-186.
  • Co-autor do artigo “O setor siderúrgico e a defesa comercial em um contexto de sobrecapacidade”. In: Rabih Nasser. (Org.). Revista de Direito do Comércio Internacional. V.01. Nº 01. São Paulo: Enlaw, 2019, p. 213-228.
  • Co-autor do capítulo “O caso US-Poultry (DS392) e os métodos para definição de produtos similares à luz das regras da Organização Mundial do Comércio”. In: Juliana Oliveira Domingues. (Org.). OMC – Funcionamento do Sistema de Solução de Controvérsias – Reflexões dos Especialistas sobre os Principais Casos. 1ed.Curitiba: Juruá, 2017, p. 150.

  • Coordenador do Comitê de Comércio Internacional do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional – IBRAC, entre 2017/2019.
  • Membro do Instituto de Analistas Brasileiros de Comércio Internacional – ABCI Institute.
  • Indicação por “The Legal 500″, International Trade and Customs – Brazil em 2019, como um “key senior associate”.
  • Indicação por “The Legal 500″, na área de International Trade, como “leading associate” em 2023.
  • Indicação por Chambers & Partners, na área de International Trade/WTO, como “associate to watch” em 2024.
  • Indicação por Who’s Who Legal, na área de Trade & Customs – Global, em 2022 e 2023.

Escaneie o código abaixo para acessar as informações de
contato ou clique aqui para fazer o download do vCard.

QRCode