Bernardo Leite

Advogado

São Paulo

Português e Inglês

Formação

Pós-Graduação em Economia e Finanças: Especialização em Economia de Negócios (Masters in Business Economics) pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou do Programa de Capacitação em Políticas Comerciais na Embaixada Brasileira em Washington/DC (2013).

Experiência

Bernardo representa clientes em diversos assuntos relacionados a comércio internacional e direito concorrencial. Seus clientes atuam em diversos setores, tais como químico, metalúrgico e siderúrgico, bens de capital, construção e materiais, e energia.
Em comércio internacional, Bernardo tem experiência na assessoria e representação de empresas domésticas e estrangeiras em diversos assuntos relacionados a comércio internacional, como remédios comerciais (dumping, subsídios e salvaguardas), acordos bilaterais e regionais, e direito aduaneiro.
Bernardo também tem relevante experiência assessorando empresas brasileiras perante autoridades estrangeiras de comércio, trabalhando de forma próxima com os clientes e escritórios estrangeiros parceiros em processos relacionados a remédios comerciais (dumping, subsídios e salvaguardas) e outras barreiras comerciais, nas quais se incluem as autoridades da Argentina, Canadá, União Europeia e Estados Unidos da América.
Em direito da concorrência, Bernardo tem experiência na assessoria e representação de empresas brasileiras e estrangeiras em investigações relacionadas a condutas anticoncorrenciais, como cartéis e condutas unilaterais, negociação de acordos com as autoridades, e elaboração de programas de treinamento de compliance.

Principais Publicações

Co-autor do artigo “O setor siderúrgico e a defesa comercial em um contexto de sobrecapacidade”. In: Rabih Nasser. (Org.). Revista de Direito do Comércio Internacional. V.01. Nº 01. São Paulo: Enlaw, 2019, p. 213-228.
Co-autor do capítulo “O caso US-Poultry (DS392) e os métodos para definição de produtos similares à luz das regras da Organização Mundial do Comércio”. In: Juliana Oliveira Domingues. (Org.). OMC – Funcionamento do Sistema de Solução de Controvérsias – Reflexões dos Especialistas sobre os Principais Casos. 1ed.Curitiba: Juruá, 2017, p. 150.

Cargos

Coordenador do Comitê de Comércio Internacional do IBRAC (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional).
Membro do ABCI Institute (Analistas Brasileiros de Comércio Internacional).

Reconhecimentos

Indicação por “The Legal 500", International Trade and Customs – Brazil em 2019 como “key senior associate”.