Brasil e Estados Unidos iniciam negociações para acordo comercial

2 de agosto, 2019


O Ministro da Economia Paulo Guedes anunciou no dia 1 de agosto que Brasil e Estados Unidos iniciaram negociações para um acordo comercial. As discussões entre os países foram iniciadas durante audiência com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross. De acordo com o Ministro da Economia, esta é uma oportunidade para o Brasil aumentar seu grau de integração com a economia mundial.

A elaboração de um acordo comercial entre os países, segundo Guedes e Marcos Troyjo, Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, é uma orientação dos presidentes dos dois países, que gostariam que Brasil e Estados Unidos fossem países próximos e integrassem suas economias.

O Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais afirmou, ainda, que, como o Brasil é parte de uma união aduaneira, um acordo que envolva tarifas deverá contar necessariamente com a presença dos demais integrantes do Mercosul. Por outro lado, caso o acordo seja voltado a outros aspectos comerciais, ele poderá ser bilateral entre Brasil e Estados Unidos. Os dois cenários estariam sendo objeto do processo de negociação.