Sara Tironi

Advogada

São Paulo

+55 (11) 3371-5050

Português, Inglês e Francês.

Formação

LL.M e M.A. em Análise Econômica do Direito pela Universidade de Hamburgo (Alemanha) e Universidade de Viena (Áustria). Mestra em Direito do Estado e Bacharela em Direito pela Universidade de São Paulo – USP.

Experiência

Sara possui experiência em temas de direito concorrencial, comércio internacional e direito do consumidor, representando clientes e atuando como consultora em questões envolvendo diversos setores, notadamente siderurgia, energia, bebidas e alimentos, educação, agronegócio, telecomunicações, autopeças, entre outros. Na área de direito concorrencial, atua nas suas diferentes frentes, incluindo notificação de atos de concentração ao CADE, investigações de condutas e negociação de acordos com a Autoridade Antitruste.

Também atua em consultas para análise de risco em contratos e práticas comerciais. No campo do comércio internacional, possui experiência em investigações antidumping e avaliação de interesse público. Em matéria de direito do consumidor, tem experiência em questões de publicidade e rotulagem, tendo representado clientes perante o CONAR e atuado como consultora em campanhas publicitárias. Também representa empresas em procedimentos iniciados no âmbito do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Principais Publicações

“Multi-Party Interim Appeal Arbitration Arrangement (MPIA): Considerações sobre a solução temporária proposta pela União Europeia, Brasil, China e Outros Membros da OMC no contexto da ausência de quórum do Órgão de Apelação” (coautora). In: Revista de Direito do Comércio Internacional, n. 3, 2020.
“Entre a dogmática e o pragmatismo: qual a alternativa para a falência do serviço postal brasileiro?”, (coautora). In: JOTA, 08. Set. 2016.

Palestras Selecionadas

“Demandas complexas e desempenho legislativo no Congresso Nacional: o caso das políticas públicas para a educação infantil brasileira (2001-2010)”, V Seminário de Direito do Estado da UNESP, 2017.
“A intervenção humanitária e a proteção ao direito internacional dos direitos humanos sob o viés da escola inglesa de relações internacionais”, IX Congresso Brasileiro de Direito Internacional, 2011.

Reconhecimentos

Recomendada por clientes para a publicação “The Legal 500” em 2020, pela precisão do trabalho e qualificação técnica.

Outras Atividades

Parecerista de periódicos científicos nas áreas de direito da concorrência, políticas públicas e educação.
Participante do Núcleo de Estudos em Concorrência e Sociedade (NECSO/USP, edição 2021).
Pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisas Públicas (NUPPS/USP, 2013-2017).
Bolsista durante a graduação para estágio de pesquisa na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique (2011).
Bolsista dos programas de iniciação científica CNPq/PIBIC (2010-2011) e Ensinar com Pesquisa da Reitoria da USP (2009-2010).