Segurança nacional: Nova investigação em pauta nos Estados Unidos

Em 23 de maio, o Secretário do Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DOC) iniciou nova investigação sob o amparo da Seção 232. Dessa vez, os produtos-alvo são automóveis, incluindo veículos, utilitários e esportivos, caminhões leves e partes de automóvel. Posteriormente, em 30 de maio, o DOC publicou notificação oficial informando os prazos para participação na investigação.

Investigações iniciadas com base na Seção 232 têm por objetivo apurar se certas importações estão ameaçando a segurança nacional dos EUA. Segundo informações do próprio departamento, as importações desses produtos aumentaram 16% nos últimos 20 anos, ao passo que a participação internacional do país em pesquisas e desenvolvimento no setor teria reduzido.[1]

Atualmente, os maiores exportadores são México, Canadá, China, Japão, Alemanha e Coreia do Sul, nessa ordem. Tendo em vista que esses são os principais parceiros comerciais dos EUA, especula-se que um dos principais motivos para iniciar a investigação seja a renegociação do Nafta, objetivando pressionar, principalmente, o México.

Ainda, entre as controvérsias que rondam a renegociação do acordo, o Brasil, que figura entre os 15 principais exportadores de autopeças, poderá ter suas exportações prejudicadas.