Karen Ruback

Sócia

São Paulo

Português e Inglês

Formação

Doutoranda em Direito Comercial, com ênfase em Direito Concorrencial, pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Direito Econômico Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Participou do Programa de Intercâmbio do CADE. Atuou como professora convidada no curso de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (GVLaw). É membro da CECORE – OAB/SP, do Comitê de Contencioso Econômico do IBRAC, e de entidades internacionais tais como ABA e AIJA.

Experiência

Karen representa clientes em diversos assuntos relacionados ao direito concorrencial, tanto em âmbito administrativo quanto judicial. Possui reconhecida experiência, particularmente, em investigações de cartéis e notificação de atos de concentração, sejam operações simples ou complexas. Ao longo de vários anos de atuação, Karen acumula significativa experiência em negociação de acordos com autoridades (leniência, compromisso de cessação de conduta e acordo em controle de concentração) e elaboração e treinamento de programas de compliance. Representa clientes atuantes nos mais diversos setores, tais como de autopeças, embalagens, químico, eletrônica, marítimo e produtos alimentícios. É autora de publicações e artigos relacionados a temas de direito econômico e concorrencial e palestrante em seminários nacionais e internacionais.
Karen foi nomeada como Next Generation Antitrust Lawyer pela renomada publicação The Legal 500, em suas duas últimas edições, e nomeada como Acritas Star Lawyer – Independently Rated Lawyer, também em suas últimas duas edições.

Principais Publicações

Co-autora de capítulo em “Private Antitrust Litigation Brazil”, 2ª edição, Practical Law Global Guides/ Thomson Reuters, 2019.
Artigo “Da comprovação de culpa para responsabilização de administrador por infração à ordem econômica”, Jurisprudência comentada. Revista do IBRAC, vol. 24, 2013.
Artigo “Identificação de infração à ordem econômica e do recurso de ofício ao Cade - Jurisprudência comentada”, Revista do Ibrac, vol. 20, 2011.
Artigo “Acordo para troca de informações: o caso UK Agricultural Tractor Registration Exchange”, no livro “O Cartel”, coordenado por João Bosco Leopoldino da Fonseca, Mandamentos, Belo Horizonte, 2007.
Artigo “Discriminação de preços”, no livro “Temas de Direito da Concorrência”, coordenado por João Bosco Leopoldino da Fonseca, Faculdade de Direito da UFMG, Belo Horizonte, 2005.

Palestras Selecionadas

“Antitrust Enforcement in Innovation Markets – Too much or too little?”, palestra proferida no evento “R&D and Innovation - Protection through or despite Antitrust Law?”, em Frankfurt, Alemanha, 2018.
“A Fistful of Datas – Due process in dynamic merger control procedures”, palestra proferida no evento “Competition Law Procedures - The Ultimate Guidance Through Stormy Waters”, em Amsterdam, Países Baixos, 2017.
Moderadora em painel sobre “Reparação de danos concorrenciais” no Congresso Anual da Cecore OAB/SP, 2017.
“Joint Ventures, Minority Investments, Asset Acquisitions and Internal Reorganizations”, palestra proferida na Conferência “Successful Transactions: What In-House Counsel Expect from Their M&A and Antitrust Attorneys”, em Chicago, Estados Unidos da América, 2014.
“Acordo de leniência”, palestra proferida no Seminário “Lei Anticorrupção e Compliance nas Empresas”, São Paulo, 2013.

Cargos

Co-coordenadora do programa científico do Congresso Anual da AIJA – International Association of Young Lawers, realizado em Bruxelas, Bélgica, em agosto de 2018.
Professora convidada nos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (GVLaw), de Direito Econômico e Direito da Concorrência, 2011-2014.
Bolsista da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em conexão com o Mestrado na UFMG, 2007-2009.
Participante do programa de intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em 2003.
Pesquisadora e membro da Fundação Brasileira de Direito Econômico (FBDE) em 2001-2004.

Reconhecimentos

Indicação por “The Legal 500”, Competition and Antitrust – Brazil, como Next Generation Lawyer – nas três últimas edições. Karen é referida na publicação como uma “truly exceptional lawyer”.
Indicação como Acritas Star Lawyer – Independently Rated Lawyer, nas duas últimas duas edições.
Indicação por “The Legal 500” como Next Generation Antitrust Lawyer em 2018.
Mencionada pela ANÁLISE ADVOCACIA 500 como uma das advogadas mais admiradas em Direito da Concorrência e no setor econômico de transporte e logística em 2018.
Indicação por “The Legal 500” como Next Generation Antitrust Lawyer em 2017.